Em Portugal sob o titulo de O demónio da depressão e em brasileiro por O demónio do meio-dia, é uma verdadeira “biblia” sobre a depressão, escrito por Andrew Solomon, um verdadeiro escritor que sentiu, e continua a sentir, na pele o que é viver com depressão, com episódios aqui e ali ansiedade e ataques de pânico. Como este livro alia experiência na primeira pessoa como muita investigação fazendo uma resenha histórica e o mostrando o estado de arte da depressão um pouco por todo o mundo, passando por todos os estratos sociais, penso que deveria fazer parte da lista dos must to read para quem se interessa verdadeiramente por estes temas, seja para  se aceitar melhor ou compreender outro alguém.

Apesar de não falar de ansiedade de forma directa, a verdade é que me revi em muita da informação do livro. Foi-me, no final do meu processo terapêutico, indicado pelo meu psicólogo para melhor compreender o que se passava comigo. Na altura não me senti psicologicamente preparada para o ler e acabei por me esquecer. Foi só quando pensei começar em escrever um livro sobre a minha própria experiência sobre ansiedade que decidi que seria bom, não só ver o que já tinha sido escrito por um verdadeiro escritor sobre tema semelhante, como ter uma fonte de inspiração sobre como guiar esse mesmo livro.

Nunca cheguei a escrever nada, para além destes pequenos posts, mas o livro foi e tem sido uma “bíblia” e um bálsamo para a alma nos dias menos bons.

image

